EMPREGOS VERDES : SAIBA COMO
SERÁ POSSÍVEL SEU AUMENTO
Muitos não conhecem e outros já
ouviram falar de "empregos verdes" dos quais são considerados os
motoristas de ônibus, operadores de centrais de teleatendimento, mecânicos de
automóveis entre outras
profissões, conforme define a organização
Internacional do trabalho (OIT), explica Paulo Sérgio Muçouçah,
coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos do
escritório brasileiro da OIT “Qualquer ocupação que possa ter um impacto
positivo em termos de reduzir emissões de carbono e impactos
ambientais pode ser considerada um emprego verde”. Portanto, o
motorista de ônibus dá sua contribuição ao fazer com que
menos pessoas usem carros, enquanto o operador de telefonia presta atendimento
a clientes que, de outra maneira, teriam de se deslocar para usar determinado
serviço, gastando combustível. O mecânico de automóveis, por sua vez, colabora
com o meio ambiente ao aumentar a vida útil dos carros, evitando que sejam
trocados por novos. Esses devem ser valorizados e
reconhecidos no trabalho, pois a cada dia que passa os
transportes respondem por cerca de 75% do consumo de combustíveis
líquidos no Brasil, cerca de 52 milhões de toneladas equivalentes de petróleo,
e a poluição resultante tornou infernal a vida de
milhares de brasileiros que vivem em centros urbanos perante o aumento de
veículos particulares.
A poluição vem aumentando a cada
dia. Veja a baixo as consequências
que isso nos leva:
- O monóxido de carbono é o mais nocivo, causando vômitos, tontura, redução dos reflexos e da acuidade visual;
- Bronquite, pneumonia, enfisema, doenças cardiovasculares e alergias, alguns tipos de câncer relacionados ao benzeno e, em casos extremos, anencefalia (ausência ou atrofia do cérebro em recém-nascidos) em cidades com alta poluição do ar como Cubatão (SP) e Araucária (PR), até recentemente.
- O dióxido de nitrogênio causa dores de garganta, tosse, falta de ar, enfisema e alergias.
- O chumbo afeta os sistemas nervoso (convulsões e redução do aprendizado em crianças), renal, circulatório e reprodutor.
- As partículas mais grossas sujam ruas e telhados, reduzem a absorção de raios solares, diminuem a visibilidade e provocam corrosão em metais. As partículas mais finas, chamadas aerossóis, penetram o sistema respiratório, induzindo à asma e doenças do coração.
- Quando chove, esta mistura de gases e partículas é levada ao solo, rios e lagos, alterando a saúde das plantas e outros animais.
- A emissão destes poluentes relaciona-se ainda com a redução da camada de ozônio, com a chuva ácida e com o efeito estufa, todos eles motivo das piores dores de cabeça de todos os ambientalistas do planeta.
Não é brincadeira. Mas, quais
seriam as soluções?
O uso do transporte público pode
ser uma grande arma com todos os problemas levantados acima, pois sua
utilização durante toda a semana diminuiria a quantidade de veículos
particulares nas ruas e isso ajudaria muito. Ainda é fundamental o investimento do
transporte nas
cidades e isso deve ser pensado por todos. O transporte público, conforme defende
a UITP no seu PTx2 (dobrar a cota de transporte público de qualidade) pode:
- Dobrar o transporte público de
qualidade até 2025
- Mover a economia
- Ajudar o planeta a respirar
- Levar todos, a todos os
lugares e aliviar o transito e o stress nas grandes cidades.
Com isso, conforme
estudos realizados,com OS
EMPREGOS VERDES (trabalhadores do
transporte público) poderão DUPLICAR EM 2025 (considerando um
aumento de produtividade aproximada de 1% ao ano), o que representa 14
MILHÕES DE EMPREGOS nessa área. Além de REDUZIR o risco de OBSIDADE
e DOENÇAS CRÔNICAS EM 50% .
Vamos lá, isso depende de nós
também. Quer melhorar o mundo? Comece por você.
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