quarta-feira, 20 de março de 2013


EMPREGOS VERDES : SAIBA COMO SERÁ POSSÍVEL SEU AUMENTO

Muitos não conhecem e outros já ouviram falar de "empregos verdes" dos quais são considerados os motoristas de ônibus, operadores de centrais de teleatendimento, mecânicos de automóveis entre outras profissões, conforme define a organização Internacional do trabalho (OIT), explica Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos do escritório brasileiro da OIT “Qualquer ocupação que possa ter um impacto positivo em termos de reduzir emissões de carbono e impactos ambientais pode ser considerada um emprego verde”. Portanto, o motorista de ônibus dá sua contribuição ao fazer com que menos pessoas usem carros, enquanto o operador de telefonia presta atendimento a clientes que, de outra maneira, teriam de se deslocar para usar determinado serviço, gastando combustível. O mecânico de automóveis, por sua vez, colabora com o meio ambiente ao aumentar a vida útil dos carros, evitando que sejam trocados por novos. Esses devem ser valorizados e reconhecidos no trabalho, pois a cada dia que passa os transportes respondem por cerca de 75% do consumo de combustíveis líquidos no Brasil, cerca de 52 milhões de toneladas equivalentes de petróleo, e a poluição resultante tornou infernal a vida de milhares de brasileiros que vivem em centros urbanos perante o aumento de veículos particulares.

A poluição vem aumentando a cada dia. Veja a baixo as consequências que isso nos leva:

- O monóxido de carbono é o mais nocivo, causando vômitos, tontura, redução dos reflexos e da acuidade visual;
- Bronquite, pneumonia, enfisema, doenças cardiovasculares e alergias, alguns tipos de câncer relacionados ao benzeno e, em casos extremos, anencefalia (ausência ou atrofia do cérebro em recém-nascidos) em cidades com alta poluição do ar como Cubatão (SP) e Araucária (PR), até recentemente.
- O dióxido de nitrogênio causa dores de garganta, tosse, falta de ar, enfisema e alergias.
- O chumbo afeta os sistemas nervoso (convulsões e redução do aprendizado em crianças), renal, circulatório e reprodutor.
- As partículas mais grossas sujam ruas e telhados, reduzem a absorção de raios solares, diminuem a visibilidade e provocam corrosão em metais. As partículas mais finas, chamadas aerossóis, penetram o sistema respiratório, induzindo à asma e doenças do coração.
- Quando chove, esta mistura de gases e partículas é levada ao solo, rios e lagos, alterando a saúde das plantas e outros animais.
- A emissão destes poluentes relaciona-se ainda com a redução da camada de ozônio, com a chuva ácida e com o efeito estufa, todos eles motivo das piores dores de cabeça de todos os ambientalistas do planeta.

Não é brincadeira. Mas, quais seriam as soluções?

O uso do transporte público pode ser uma grande arma com todos os problemas levantados acima, pois sua utilização durante toda a semana diminuiria a quantidade de veículos particulares nas ruas e isso ajudaria muito. Ainda é fundamental o investimento do transporte nas cidades e isso deve ser pensado por todos. O transporte público, conforme defende a UITP no seu PTx2 (dobrar a cota de transporte público de qualidade) pode:

- Dobrar o transporte público de qualidade até 2025
- Mover a economia
- Ajudar o planeta a respirar
- Levar todos, a todos os lugares e aliviar o transito e o stress nas grandes cidades.

Com isso, conforme estudos realizados,com  OS EMPREGOS VERDES (trabalhadores do transporte público) poderão DUPLICAR EM 2025 (considerando um aumento de produtividade aproximada de 1% ao ano), o que representa 14 MILHÕES DE EMPREGOS nessa área. Além de REDUZIR o risco de OBSIDADE e DOENÇAS CRÔNICAS EM 50% .

               Vamos lá, isso depende de nós também. Quer melhorar o mundo? Comece por você.




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