Trólebus ou ônibus elétrico é um
ônibus movido a eletricidade tipicamente transmitida por cabo
aéreo suspenso sobre o seu trajeto
É similar aos ônibus convencionais,
roda de pneus de borracha sobre pavimento
rodoviário normal. Os trólebus têm parte de sua estrutura elétrica baseada nos
bondes que nos Estados Unidos são conhecidos como trolleys,
daí o nome trólebus. Com isso, aproveitando a
parte aérea da estrutura dos bondes, foram criados os trólebus. Em vez de
buscar energia na rede composto por um fio e devolver pelos trilhos como os
bondes fazem, os trólebus buscam a energia por um fio e devolvem por outro que
corre paralelo, através das alavancas em cima dos veículos. Com isso os
trólebus poderiam ultrapassar os carros e encostar-se às calçadas, coisa que os
bondes não poderiam fazer.
O
trólebus alem de ser um meio de combater a poluição também é muito conhecido
pelas suas vantagens, onde apresenta maior potência nas subidas, trata-se de um veículo mais silencioso que os
convencionais, não polui o meio ambiente, pois não solta as partículas e gases que
provêm de motores a explosão e é mais confortável para passageiros e
motoristas, já que não possui câmbio de troca de marchas (evitando os
solavancos típicos desse processo) e motor frontal que gera calor.
Hoje acontece o 2° Seminário de Trólebus do no
Instituto de Engenharia
Veja a programação completa :
Nenhum comentário:
Postar um comentário