terça-feira, 17 de maio de 2011

Entrevista com o novo presidente da UITP América Latina: Dilson Peixoto 

UITP - As suas expectativas foram atingidas como vice-presidente da UITP?
Dilson - De forma extremamente positiva. A UITP tem um papel importantíssimo na discussão e desenvolvimento de projetos, ações e processos voltados à melhoria e modernização do transporte público ao redor do mundo. Como vice-presidente, pude participar ainda mais ativamente de tudo isso, o que me trouxe experiências ricas e essenciais para o aprimoramento de minha visão e propostas para o setor.

UITP - Qual a importância do Transporte Público nos dias atuais?
Dilson - Ir e vir são um dos direitos básicos da humanidade. E quando falamos isso, levamos em conta toda a questão da mobilidade, incluindo todos os modais. O transporte público de passageiros é um fator que influencia diretamente a economia e o desenvolvimento de cidades, estados e países. E é cada vez mais como o foco no desenvolvimento sustentável que as discussões em torno dos avanços (previstos e necessários) estão sendo feitas para que possamos conquistar um transporte público cada vez mais eficiente, eficaz e moderno.

UITP - Como promover e estimular mais o Transporte Público no nosso continente?
Dilson  - A América Latina tem apresentado grandes avanços na área, com experiência baseadas na priorização de modais e soluções modernas e integradas. É evidente que diante dos problemas sócio-econômicos que afligem boa parte dos países latinos ainda há enormes abismos entre as realidades encontradas. No entanto, o trabalho incansável de instituições como a UITP, governos e do setor de transporte público de passageiros – desenvolvendo projetos inovadores, planejando soluções, buscando investimentos e discutindo experiências – são estímulos vitais para as conquistas.

UITP - Nos seus 125 anos, a UITP vem sendo o centro mundial para a cooperação e experiências. Como você acha que a América Latina pode fortalecer sua posição dentro da entidade?
Dilson - Certamente. Historicamente reconhecida por suas lutas sociais, a América Latina é um continente fortemente marcado pela capacidade de análise e discussão coletiva. Vivemos um momento de grande importância com a preparação do Brasil para receber a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Eventos de grande porte, como este, são marcos no desenvolvimento não só de um País, mas também de todo o conjunto de nações circunvizinhas. Além disso, com o constante e impressionante fortalecimento do Mercosul, os países latinos têm conquistado um espaço importante para o crescimento dos mercados econômicos. Por tudo isso, e outros inúmeros fatores, a América Latina tem sim um enorme potencial de fortalecer sua posição e sua cooperação junto a UITP.

UITP - Uma declaração final...
Dilson - Montar uma equação equilibrada com variáveis como desenvolvimento sustentável, população em constante crescimento, demandas e desafios sócio-políticos e a busca por soluções que possam ser utilizadas de forma global não é nada fácil. Mas é a este desafio que todos nós, que fazemos parte do setor de transporte público de passageiros, dedicamos nosso trabalho, nossa energia e nossas vidas. 

Conheça mais sobre Dilson Peixoto

Ex-Diretor-Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, onde coordenou vários projetos na área de mobilidade e transporte. Atualmente, comanda a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) e presidiu, desde 2009, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Trânsito e Transporte Urbano. Atuou, entre 2009 e 2010 como vice-presidente da Divisão América Latina da UITP, sendo eleito, no segundo semestre de 2010, e agora assume a presidência da UITP América Latina. Com vasta experiência no executivo (municipal e estadual) também atuou no Legislativo municipal (Recife), onde exerceu quatro mandatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário