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É impossível consolidar uma economia forte e sustentável sem investimento em Transporte Público.
Na ocasião do Fórum Econômico Mundial em Davos, a União Internacional de Transporte Público (UITP) enfatiza que uma economia forte e sustentável é impossível de ser encalçada sem investimento em infraestrutura de Transporte Público. Grandes cidades geram parte da atividade econômica, justamente onde os investimentos devem ser feitos. O setor de Transporte Público também é um grande estímulo para a economia.
Na atualidade, o crescimento rápido das cidades é um problema global. Como ponto central, as cidades são canalizadoras de desenvolvimento econômico. Contudo, elas e os negócios sofrem com o congestionamento. Nas grandes capitais, os negócios tiveram que deixar o centro das cidades por conta do tempo gasto com o transito. Na América Latina e no Caribe, o congestionamento custa cerca de 3% do PIB anual; já na União Européia, este valor representa apenas 1%. Autoridades locais e regionais devem apoiar o investimento em infraestrutura.
O Transporte Público apóia o desenvolvimento da economia
O Transporte Público leva as pessoas ao trabalho, aumenta a produtividade econômica e facilita a criação de novas atividades, ademais de promover o acesso fácil a elas. O setor de Transporte Público, nos 27 países da União Européia, contribui em torno de 130 bilhões de Euros para a economia anualmente; isto representa aproximadamente 1 % do PIB Europeu, enquanto na América Latina, ele representa em torno de 15 bilhões de Euros, ou seja,0,5% do PIB latinoamericano.
O Transporte Público é um criador de empregos em toda a sua cadeia: operadores, autoridades e indústria. Em muitas cidades grandes, os operadores são os maiores empregadores, gerando 7 milhões de empregosatualmente. Dobrando a cota de Transporte Público até 2025 (TPx2), como recomenda a UITP, operadores criariam mais 7 milhões de empregos adicionais. Na União Européia, os operadores de Transporte Público representam 0,25% dos postos de trabalho, enquanto que na América Latina este número sobe para até 3%.
"É mesmo verdade que nós devemos resolver o atual problema da crise reduzindo nossos custos sempre que possível. O Transporte Público está fazendo a lição de casa respeitando um novo modelo de negócios."Alain Flaush, Secretário Geral da UITP .
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