segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bate-papo com a Maria Tereza Cadena, da CCTT


Julho   

 
Bate-papo com a senhora Maria Tereza Cadena, Diretoria Executiva do Centro Colombiano de Tecnologias do Transporte - CCTT


UITP – A UITP em seus 127 anos tem buscado maneiras de desenvolver o transporte público, sempre para conseguir melhores cidades de acordo com os desejos de seus cidadãos. Em 2009 a Associação lançou o Transporte Público X 2, dobrar a cota do Transporte Público até o ano de 2025. Como o CCTT avalia esta meta para a Colômbia?
MTC – Na Colômbia não se estabeleceu uma meta tão concreta como esta que a UITP promove. A consciência dos dirigentes do transporte em várias cidades colombianas está avançando, principalmente sobre a importância que há em incentivar o transporte público e não promover o transporte individual. A estratégia é melhorar a qualidade do serviço público, ampliar a cobertura e integrar os diferentes meios de transporte.


UITP – Nos dias 1 e 2 de Agosto, o CCTT organizará o II Congreso Internacional de Tecnologías del Transporte, Qual será o principal ponto que será abordado nesse evento?
MTC – Em paralelo com as transformações do transporte público de passageiros que se estão realizando na Colômbia desde alguns anos, queremos abordar dois temas inevitáveis e inerentes aos modernos sistemas de transporte: a tração elétrica e o tema intermodal. Isto como resposta a problemática de emissões contaminantes e ao melhor desempenho do transporte público. 


UITP - A senhora poderia nos dar alguns exemplos dos principais temas tratados e do que se busca alcançar como resultado nesse evento?
MTC – Com o II Congreso Internacional de Tecnologías del Transporte, aspiramos abrir um espaço para analisar os benefícios da utilização dos sistemas elétricos e intermodais para o transporte de passageiros na Colômbia, para incentivar a sua adoção. Isso implica na participação dos maiores especialistas em temas como: Está  a América Latina preparada para cobrir a demanda de energia renovável do transporte?, O caminho pela busca de um transporte intermodal limpo, competitivo e rentável passa pelo fim da era do petróleo?


UITP - Como os veículos movidos a energia elétrica podem ser aliados ao transporte sustentável, cooperando com a meta da UITP TPx2? 
MTC – Um sistema de transporte público que reduz emissões contaminantes na atmosfera e que reduz a poluição acústica em nossas grandes urbes, é um transporte que melhora a qualidade de vida e resulta atrativo para os cidadãos . Esperaríamos que somando a estes benefícios tecnológicos, outras decisões de ordem estatal, facilitem na realidade a preferência das pessoas pelo transporte público sobre o veículo particular.  


UITP – Como a tecnologia do transporte participa do desenvolvimento econômico e social, e se relaciona com o tema de meio ambiente? 
MTC – Em um meio ambiente  altamente contaminado pela utilização intensiva de combustíveis fósseis, a alternativa é conseguir zerar as emissões no transporte, feito que pode ser conseguido com tecnologia comprovada, mediante a utilização de energia elétrica. Esta redução de contaminação impacta positivamente sobre a saúde pública, além de se reduzir os custos com a operação, chegando ao ponto que mesmo com um maior investimento inicial, o setor se torna cada vez mais sustentável. 


UITP - Já temos tecnologias disponíveis na América Latina para avançar com o tema de uma economia verde?
MTC – Sem dúvida, em nossos países de América Latina, se conseguiu importantes desenvolvimentos tecnológicos para avançar com  a descontaminação do meio ambiente; desde o tratamento de resíduos até a substituição de combustíveis e fontes de energias como o etanol, o biodiesel, o biogás e agora a energia elétrica. A questão agora é uma decisão política, e não mais uma limitação tecnológica. Temos exemplos da adoção do álcool carburante no Brasil há muito tempo e, em Colômbia, desde o início da década de 2.000, quando se iniciou a mistura de 10% de etanol na gasolina e no diesel. Creio que agora é hora de decisões mais drásticas de parte de nossos países para conseguir um verdadeiro impacto neste importante ponto das cidades. 


UITP Qual é o papel das organizações, como o CCTT em promover e catalisar ações sustentáveis e participar diretamente para alcançar a meta TPx2? 
MTC – É importante a atuação articulada com a UITP e outro aspecto importante é a contribuição que o CCTT faz na Colômbia através de participações e projetos de inovação para a qualidade do serviço público.


 
 
   
Confira a agenda do evento, clique aqui

Garanta sua vaga, clique aqui.
 
Patrocínio:

 
.
Apoio:
......
.
Realização:

Nenhum comentário:

Postar um comentário