UITP - ¿Suas expectativas se cumpriram como vice-presidente da UITP?
Ester - Minhas expectativas foram cumpridas, pois ser vice-presidente da UITP Divisão América Latina possibilitou o fortalecimento da minha visão de todos os modos guiados dentro do transporte público das grandes cidades.
UITP - ¿Qual a importância do Transporte Público nos dias atuais?
Ester - O Transporte Público de pessoas hoje constitui um dos grandes desafios que enfrentam as grandes cidades dos países em desenvolvimento. As áreas urbanas estão crescendo rapidamente e gerando um aumento constante de demanda por mobilidade que, reforçado pelo processo de intensa motorização, resulta em um aumento de tráfego, gerando impactos negativos na qualidade de vida dos cidadãos: o aumento no tempo de viagem e os acidentes, maior poluição e uso ineficiente de energia. Por este motivo o transporte urbano, em geral, e o transporte coletivo de pessoas em particular, é objeto de maior atenção na agenda global.
A projeção de tendências atuais põe em evidencia a necessidade de disseminar um novo paradigma de transporte sustentável, que permita não somente assegurar a mobilidade dos cidadãos, mas também a garantia da sustentabilidade das cidades para as futuras gerações.
UITP - ¿Como promover e estimular mais o Transporte Público no nosso continente?
Ester - Nos últimos anos existe uma tendência de reforma e modernização do transporte público, procurando sempre reorganizar os sistemas convencionais, caracterizados por sua fragmentação, por novos sistemas integrados que incorporam modos masivos em seções de maior densidade.
A forma mais adequada de promover e estimular o uso do Transporte Público é mediante a reestruturação de suas redes, integrando os corredores troncais - sobre os que se consolidm o fluxo massivo de passageiros - com outras fontes alimentadoras, dispondo de uma crescente articulação entre os serviços a incorporação de novas tecnologias de transporte e a integração tarifária na forma de pagamento. Deste modo, os cidadãos perceberão uma melhor qualidade nos serviços a um preço razoável, o que desencorajará o uso do automóvel particular.
Dadas as vantagens que apresenta o Transporte Público em termos de eficiência e impactos positivos, ele deve se tornar um pilar fundamental para o desenvolvimento de um modelo de mobilidade sustentável.
UITP - Em seus 125 anos, a UITP tem sido o centro mundial para a cooperação e experiências. Como você acredita que a Divisão América Latina pode fortalecer sua posição dentro da UITP?
Ester - Através de publicações periódicas, aonde se destaquem as ações que estão sendo tomadas nos diferentes países da América Latina. Para o estímulo do Transporte Público e para alcançar resultados positivos estas ações estão evidenciando, em cada uma das cidades, em termo de melhorias e de qualidade de vida dos cidadãos.
Conheça mais sobre... Ester Litovsky
A Lic. Ester Litovsky conta com 30 anos de experiência em planejamento de transporte. Desde o ano 2000 desempenha o papel de Gerente de Planejamento Estratégico da Metrovías S.A., tendo ingressado no ano de 1993 como Sub-gerente.
Trabalhou na Secretaria de Transporte de Nação por mais de 10 anos e foi Gerente de Planejamento da empresa municipal Subterráneos de Buenos Aires durante 3 anos. Em consultoria trabalhou em questões de transporte urbano e interurbano para as Nações Unidades, organismos multilaterais de crédito e empresas privadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário