sábado, 26 de fevereiro de 2011

Entrevista com o vice-presidente eleito da UITP América Latina: João Ronco Júnior

UITP - Quais são as suas expectativas como vice-presidente eleito da UITP?
João Ronco - Espero que a UITP incremente ainda mais sua atuação global entre autoridades e  operadores de Transporte Publico de forma a fortalecer o conhecimento  e permitir a aplicação de novos modelos operacionais combinados com novas soluções tecnológicas.  

UITP - Qual a importância do Transporte Público nos dias atuais?
João Ronco - O Transporte Público sempre foi e continua sendo  essencial e indispensável para o desenvolvimento socioeconômico de importantes centros urbanos. Sua importância, facilita a locomoção da maioria das pessoas que não possuem outro meio de transporte, socializa de alguma forma os espaços públicos, diminuindo os congestionamentos, e permitindo uma utilização racional e humana do espaço urbano. Hoje a perspectiva da qualidade de vida de um cidadão esta diretamente relacionada com a qualidade dos Serviços de Transportes Públicos da cidade onde vive.

UITP - Como promover e estimular mais o Transporte Público no nosso continente?
João Ronco -Politicas Urbanas e Transporte Publico, necessitam estar em desenvolvimento integrado para permitir o crescimento sustentável de uma cidade, também sendo necessário investimento pesado em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias que, além de promoverem conforto e rapidez, viabilizem a ampliação do número de usuários dos serviços públicos de transporte.

UITP - Nos seus 125 anos, a UITP vem sendo o centro mundial para a cooperação e experiências. Como você acha que a América Latina pode fortalecer sua posição dentro da entidade?
João Ronco - A América Latina pode se fortalecer através da divulgação de soluções competitivas e sustentáveis obtidas a partir de sua experiência local. A Divisão América Latina da UITP tem apenas 7 anos e nestes poucos anos já pôde apresentar sofisticados modelos operacionais de transportes públicos obtidos a partir de uma realidade socioeconômica complexa, resultante, em sua maioria, de uma acentuada desigualdade social, de um grande volume populacional e de uma demanda por eficiência e redução de custos para usuários e entes públicos. 

UITP - Uma declaração final...
João Ronco - Espero contribuir com a UITP - DAL através da minha experiência prática, participando de encontros e debates sobre problemáticas atuais que possibilitem um intercâmbio de experiências profissionais e a obtenção de soluções inteligentes para o desenvolvimento sustentável do transporte público nos próximos anos.

Conheça mais sobre... João Ronco Júnior
Paulistano, engenheiro eletrônico graduado pela Escola de Engenharia Mackenzie em 1980, atuante, desde então, nos segmentos de automação e telecomunicação para transporte público urbano.
Diretor Presidente da APB Prodata Brasil, empresa do grupo belga Prodata, líder mundial em fornecimento de sistemas inteligentes de arrecadação tarifária automática para o Transporte Público de passageiros.
Precursor no mercado brasileiro, obteve soluções para centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.
Responsável pelas atividades da America Latina, com projetos em desenvolvimento na Argentina, Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela.


João Ronco Júnior estará no 59º Congresso Mundial da
 UITP:

http://www.uitpdubai2011.org/





Nenhum comentário:

Postar um comentário