quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Entrevista com o atual vice-presidente da UITP América Latina: Altair Moreira de Souza Filho

UITP -  As suas expectativas foram atingidas como vice-presidente eleito da UITP?
Altair -  Acredito que minhas expectativas foram superadas. As realizações aconteceram com a ampliação dos membros da Divisão Latino Americana e, principalmente, com a intensificação da troca de experiências entre os diversos membros do todo o mundo.


UITP
- Qual a importância do Transporte Público nos dias atuais?
Altair -O mundo atual, com sua galopante urbanização e intensificação da comunicação em todos os níveis e estratos sociais, impulsiona as cidades a oferecer a seus habitantes um Transporte Público com qualidade e em quantidade crescentes. Isso fica ainda mais claro quando constatamos a inviabilidade do modelo de transporte baseado no uso de veículos individuais.

UITP - Como promover e estimular mais o Transporte Público no nosso continente?
Altair -Através de políticas eficazes voltadas a este objetivo e investimentos maciços. Além disso, acredito ser fundamental a contribuição da iniciativa privada que, em parceria com o setor público, atingirá esse objetivo com mais rapidez e eficiência. Somente um transporte público eficiente e de qualidade poderá desestimular a crescente opção pelo transporte individual que adotam os habitantes de todas grandes cidades da América Latina.

UITP - Nos seus 125 anos, a UITP vem sendo o centro mundial para a cooperação e experiências. Como você acha que a América Latina pode fortalecer sua posição dentro da entidade?
Altair Creio que, de uma certa forma, isto já vem acontecendo. O mundo vem observando com muita atenção o desenvolvimento da América Latina. A maioria dos paises que compõem nosso continente vem apresentando grande crescimento econômico aliado a um crescente equilíbrio social. Os investimentos vem crescendo. Os países são extremamente populosos e urbanos. Alguns modelos de Transporte Público como os BRT foram idealizados e implantados nas metrópoles sul americanas e hoje são adotados em várias cidades de todos os continentes. Outros tantos modelos que aliem custo baixo e grande capacidade de transporte surgirão no continente.

UITP - Uma declaração final...
Altair  - Como empreendedor privado trabalhando há tantos anos no Transporte Público, foi uma satisfação e prazer muito grandes esses anos de participação como vice-presidente da UITP. Avançamos muito na troca de experiências e desenvolvimento de trabalhos com respostas eficientes aos problemas das metrópoles do continente. Tive o privilégio de conviver e fazer parte de um grupo de excelentes profissionais engajados no ideal de melhorar a qualidade de vida de nossos conterrâneos sob a liderança de nosso presidente Victor Raul Martinez Palácio e meus colegas vice-presidentes Conrado Grava de Souza, Júlio Grillo, Ester Litovsky, Diego Monraz e Dílson Peixoto. Por fim, gostaria de agradecer a dedicação e trabalho de qualidade desenvolvido pelo escritório da UITP. Há muito ainda a fazer e desejo muito sucesso aos profissionais que comporão a Divisão América Latina. Que eles possam acrescentar mais valor ao Transporte Público, evidenciando-o como fator fundamental no desenvolvimento das cidades e qualidade de vida a seus habitantes.


Conheça mais sobre Altair Moreira de Souza Filho

FORMAÇÃO ACADÊMICA:    
  • Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo;
  • Pós-Graduado em Administração de Empresas pela CEAG – FGV –São Paulo.
 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: 
  • Foi Diretor Administrativo Financeiro da Comestíveis DISCO;
  • Foi Diretor Administrativo Financeiro da Socicam Terminais Rodoviários;
  • Atualmente é Diretor Geral da Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda. e Diretor de Operações da Concessionária do Estacionamento de Congonhas S/A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário