terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Entrevista com o vice-presidente eleito da UITP América Latina Metrôs: Joubert Fortes Flores Filho

UITP - Quais são as suas expectativas como vice-presidente eleito da UITP?
Joubert - Minha expectativa é dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo atual vice presidente Conrado Grava de Souza do Metrô SP, buscando aprender e contribuir para incrementar a troca de experiências e disseminação de conhecimento entre as operadoras metro ferroviárias.

UITP - Qual a importância do Transporte Público nos dias atuais?
Joubert - O grande aumento da concentração urbana ocorrido nos últimos 50 anos tornou o transporte público fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Na América Latina as cidades crescem nem sempre tendo o adequado planejamento, o que leva muitas vezes a ocupação desordenada do solo. Com isso a população, principalmente a menos favorecida, necessita de enorme tempo e sacrifício para se deslocar de casa ao trabalho, com perda de qualidade de vida e produtividade.

UITP - Como promover e estimular mais o Transporte Público no nosso continente?
Joubert - As associações de classe, enquanto formadoras de opinião e detentoras de conhecimento tecnológico devem contribuir para que o transporte público seja objeto de uma política pública baseada em planos diretores de maneira que os investimentos sejam fundamentados em uma visão de longo prazo das cidades.

UITP - Nos seus 125 anos, a UITP vem sendo o centro mundial para a cooperação e experiências. Como você acha que a América Latina pode fortalecer sua posição dentro da entidade?
Joubert - O Brasil e muito de seus pares na América Latina, ao contrário de muitos países europeus, vem vivendo um momento de crescimento econômico apesar da crise mundial.
No setor metro-ferroviário do Brasil, existem investimentos grandes em pelo menos nove cidades, o que representa a adoção de novas tecnologias, compra de equipamentos e serviços e a geração de empregos.
Em uma economia globalizada, os benefícios transcendem as fronteiras dos países.

UITP - Uma declaração final...
Joubert - A América Latina e em particular o Brasil vive um momento único no tocante ao setor metro ferroviário. Estamos vivendo um resgate dos investimentos e das expansões, após um longo período de pouco crescimento. É o momento de divulgar a importância e as vantagens desse modal de transporte de modo a sensibilizar as classes dirigentes quanto à adoção desta alternativa, face aos claros benefícios gerados para a sociedade nas questões de qualidade de vida e preservação ambiental.

Conheça mais sobre Joubert Fortes Flores Filho

  • ENGENHEIRO ELETRICISTA FORMADO EM 1978 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-UFRJ
-ELETROTÉCNICO CEFET-RJ 1973
-MBA EM GERÊNCIA DE ENERGIA DA ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS-2002 
  • COORDENADOR DE INFRA-ESTRUTURA ELETROMECÂNICA DO METRÔ-RIO/OPPORTRANS CONCESSÃO METROVIÁRIA (4/1998 a 2/2002).
  • COORDENADOR DE ENGENHARIA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO DO METRÔ-RIO/OPPORTRANS CONCESSÃO METROVIÁRIA (INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL RODANTE) (2/2002 a 12/2004).
  • DIRETOR ADJUNTO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E RECURSOS HUMANOS(ATUAL).
-INGRESSO NO METRÔ 01/10/1974 
  • PRESIDENTE DA ABRAMAN(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANUTENÇÃO) 2003/2007
  • PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO ÍBERO-AMERICANA DE MANUTENÇÃO 2003/2005 
  • PRESIDENTE DA COMISSÃO METRO-FERROVIÁRIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS(ANTP)
  • CO-AUTOR DO LIVRO”GESTÃO ESTRATÉGICA-INDICADORES  DE DESEMPENHO” DA COLEÇÃO MANUTENÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário