terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Entrevista com o vice-presidente eleito da UITP América Latina: Fernando Paez Mendieta 

UITP - Quais são as suas expectativas como vice-presidente eleito da UITP?
Fernando Paez - Minhas expectativas são:
1 -     Exercer uma representação e liderança na consolidação do sistema de Transporte Público eficiente e integrado na América Latina, a partir da experiência e conhecimento adquirido com o desenvolvimento do que até agora alcançaram algumas cidades latinoamericanas;
2-      Identificar, propor e liderar o Grupo de Ônibus; Estudar casos relevantes para melhorar a eficiência, efetividade e qualidade do Transporte Público;
3-      Promover e realizar uma agenda de estudos e desenvolvimento dos Sistemas de Transportes com a participação de estudiosos e centros acadêmicos de reconhecido prestígio;
4-      Estabelecer com os prestadores uma plataforma de encontros para assegurar tipos de contribuições no sentido em que o desenvolvimento tecnológico esteja sendo trabalhado na construção de cidades sustentáveis;
5-       Estabelecer uma rede de comunicação próxima e sólida com os membros da União, para assim formar uma imagem unificada perante os meios de comunicação, tomadores de decisão e opinião pública;
6-      Desenvolver campanhas e encontros de sensibilização dirigida a autoridades e a criadores de opinião pública das cidades da América Latina sobre a importância de se ter um sistema de Transporte Público com qualidade.

UITP - Qual a importância do Transporte Público nos dias atuais?
Fernando Paez - Hoje nas cidades encontramos grandes grupos de pessoas que necessitam locomover-se por diferentes razões: para realizar atividades de interesse particular, para transportar mercadorias, para obter conhecimento, para divertir-se, entre outras. Esta dinâmica gera um problema comum: mobilidade. Por esta razão, as soluções para este problema encabeçam as agendas das grandes cidades do mundo. 
Neste contexto, o Transporte Público tem um lugar preponderante na agenda pública devido a ele ser uma necessidade para muitos cidadãos que não tem a possibilidade de optar por outro meio de transporte. Esta situação tem levado muitas cidades do mundo a construírem soluções de Transporte Público. As soluções focam na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, na redução dos tempos de viagem, em sistemas inclusivos, que possibilitem a acessibilidade para todos os setores da população e considerem as pessoas em condições de mobilidade reduzida. Estas soluções envolvem esquemas operacionais planejados e controlados, com uma visão empresarial diferente para a prestação do serviço de transporte, considerando o usuário como um aspecto essencial dentro desta prestação e evidentemente valorizando a sustentabilidade ambiental. Esta relevância que se está dando ao transporte público, sem dúvida, reflete também na sustentabilidade, produtividade e competitividade de nossas cidades.

UITP - Como promover e estimular mais o Transporte Público no nosso continente?
Fernando Paez - As formas de promover e estimular mais o Transporte Público nas cidades do nosso continente estão associadas a um Transporte Público de qualidade, que esteja de acordo com a sustentabilidade urbana e que permita mitigar o crescimento acelerado que infelizmente gera congestionamento, acidentes, contaminação, baixa produtividade, ineficiência no uso das vias e, conseqüentemente, a deterioração da qualidade de vida da população em geral.
Neste sentido, as políticas públicas vêm direcionando seus esforços na implantação de sistemas de Transporte Público, mais eficientes e com melhor qualidade, que contenham estruturas especializadas, que tenham suficiente cobertura geográfica, tarifas acessíveis e possibilidade de integração tarifária e de serviços dos mais diferentes modais de transporte. Tudo isso, com uma plataforma de tecnologia para o controle e programação dos serviços, que garantam a regularidade. 
Ainda, oferecer serviços de Transporte Público de qualidade que permitam sua promoção, com sistemas bons, eficiêntes, bonitos e baratos. Tudo isso implica custos, cuja cobertura deve ser feita por uma fonte de financiamento específica que não implique em repassar aos usuários tal carga. Também, é importante destacar que a promoção do Transporte Público deve ser motivada com medidas complementarem que desestimulem o uso de veículos particulares e a promoção de modos não motorizados.

UITP - Nos seus 125 anos, a UITP vem sendo o centro mundial para a cooperação e experiências. Como você acha que a América Latina pode fortalecer sua posição dentro da entidade?
Fernando Paez - Estou seguro que em pouco tempo a Divisão América Latina ganhará maior importância a nível mundial, devido a exemplos de boas práticas que acontecem no continente latinoamericano. Em especial,  para aqueles países do mundo onde se iniciam agora os processos de implantação dos sistemas, motivados pelos benefícios do transporte urbano sustentável para as cidades e seus habitantes.

UITP - Uma declaração final...
Fernando Paez - Para mim é motivo de orgulho pessoal, profissional e institucional ser nomeado vice-presidente de esta importante associação; tão honrosa designação não somente me alegra, como me compromete a trabalhar lado a lado com cada um dos membros da organização, a fim de promover a implementação de sistemas de Transporte Público de qualidade a nível mundial e fortalecer a gestão dos que vêm funcionando. Espero ser um facilitador que promova o encontro de diferentes setores, construindo propostas conjuntas que tenham aplicabilidade a nível geral e que enriqueçam o desenvolvimento de todos os componentes que façam parte dos Sistemas de Transporte.


Conheça mais sobre... Jairo Fernando Paez Mendieta

Administrador Público com graduação pela ESCUELA SUPERIOR DE ADMINISTRACION PUBLICA; Especialista em Administração da Qualidade e Produtividade pela Universidad Del Valle; com estudos de Direção e Administração de Governos Locais pela Unión Iberoamericana de Municipalistas - España.
Com ampla experiência no setor público, desempenhou cargos de Direção na Administração de Nível Nacional e Distrital: No ICFES como chefe da Divisão de Exames, com a responsabilidade de toda a administração de provas para a avaliação educativa no pais; No departamento Administrativo de Planejamento Distrital como Subdiretor de Programação e Monitoramento de Investimentos Públicos do Banco Distrital de Programas e Projetos. Coordenou as áreas de planejamento e desenvolvimento para Bogotá e a instalação e colocação de modelos para programação, acompanhamento e avaliação destes planos, assim como projetos de investimentos públicos.
Desde março de 2006 assumiu o cargo de Subgerente geral do Transmilenio S.A. Com importantes contribuições em planejamento e desenvolvimento institucional e na coordenação de estratégias de trabalho em conjunto com todos os agentes do Sistemas e instancias dos governos Distrital e Nacional para o desenvolvimento e consolidação do projeto Transmileio. A Partir de 2008 foi designado Gerente Geral.

Fernando Paez Estará no 59º Congresso Mundial da
 UITP:

http://www.uitpdubai2011.org/




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