sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fetranspor e RioCard vencem prêmio da UITP na América Latina

A Fetranspor e a RioCard receberam o prêmio da campanha “PTx2Awards” (Prêmio Transporte Público vezes 2), lançada pela UITP (União Internacional de Transportes Públicos), para estimular e reconhecer as melhores práticas de incentivo que estejam contribuindo para dobrar a utilização do transporte público até o ano de 2025.

O prêmio foi entregue em Dubai, no último dia do 59º Congresso Mundial de Transporte Público da UITP, realizado entre 10 e 14 de abril e sediado pela Dubai Roads and Transport Authority (RTP).

Tanto a Fetranspor como a RioCard foram vencedoras pela América Latina, com os cases do Bilhete Único e do Vale-Transporte. Na premiação internacional, a Fetranspor também se destacou, ficando entre os finalistas, com o Programa Selo Verde, na categoria “Public Transport Advocacy Award”, vencida pela Canadian Urban Transit Association, do Canadá.

BU e VT
O Bilhete Único Intermunicipal foi eleito como o Melhor Programa de Transporte da América Latina, na categoria “Introdução a Novas Políticas de Transportes”. Já a experiência “Vale-Transporte – O desafio da universalização do benefício que garante a mobilidade dos trabalhadores” ganhou a premiação regional da América Latina, na categoria “Service Improvement Award”.

Ainda durante o evento, a Fetranspor ganhou mais um prêmio - “Zolataja Kolesnica” (Carro de Ouro) -, concedido pela Comissão de Transportes do Parlamento da Federação Russa. O Ministério de Transportes Russo elegeu a Fetranspor uma das três melhores organizações de transportes do mundo, ao lado da Municipalidade de Shangai (Shangai, China) e da Infraestruturas Ferroviárias da Catalunha (Barcelona, Espanha).

155 inscritos
O prêmio da campanha “PTx2” recebeu 155 inscrições, de 43 países de todos os continentes do globo. Os candidatos tiveram de apresentar projetos desenvolvidos entre os anos de 2009 e 2010, que, além de não terem sido encerrados, são considerados bons exemplos para mobilizar novas ações que contribuam para atingir a meta de aumentar em duas vezes o mercado de transporte público nos próximos 14 anos.

Estiveram presentes ao congresso e à premiação o presidente executivo da Fetranspor, Lélis Teixeira, o conselheiro Francisco Gavinho e a diretora de Mobilidade, Richele Cabral. Lélis recebeu o prêmio pela RioCard, e o secretário de Transportes do Estado do Rio, Júlio Lopes, que representou o governo do Estado, pelo Bilhete Único.

Segundo Richele Cabral, a vitória do BU foi um reconhecimento a um trabalho que deu certo. “A gente fica mais feliz ainda porque se trata de um benefício que trouxe melhorias para muitas pessoas. Além disso, foi também uma boa política para as empresas operadoras, que puderam se reestruturar e aumentar o número de passageiros transportados”, afirmou a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário